Método Lee Silverman auxilia portadores da doença de Parkinson na reabilitação da fala e deglutição

A Doença de Parkinson é um distúrbio no sistema nervoso central que afeta o controle motor do indivíduo. O quadro clínico é composto, basicamente, por quatro sinais: tremores, lentidão e diminuição dos movimentos voluntários, bem como enrijecimento dos músculos e instabilidade postural. Esses sintomas, por sua vez, ocasionam alterações nos órgãos responsáveis pela articulação da fala e deglutição.

O método Lee Silverman (LSVT LOUD) é um tratamento desenvolvido para a reabilitação da fala na Doença de Parkinson com nível de evidência I. Com duração aproximada de um mês, o treinamento intensivo promove melhoras da adução das pregas vocais e do suporte respiratório que, por sua vez, aumentam a intensidade vocal. Assim, o LSVT pode trazer benefícios na comunicação, deglutição, auto estima e qualidade de vida do paciente.

Somente fonoaudiólogos credenciados e que possuem a certificação do método LSVT podem oferecer o tratamento, uma vez que foram treinados diretamente com os profissionais que desenvolveram o método. A Clínica Nakanishi conta com duas fonoaudiólogas, Denise Lica Y. Mikami e Dianete do Valle, credenciadas e capacitadas para aplicar o LSVT e auxiliar, da melhor forma, os clientes com a Doença de Parkinson.

Fonte:

Dias AE, Chien HF, Barbosa ER. Rev Neurocienc 2011;19(3):551-557.

Fox C, Ebersbach G, Raming L, Sapir S. LSVT LOUD and LSVT BIG: Behavioral treatment programs for speech and body movement in Parkinson disease. Parkinson’s Disease, 2012, Article ID 391946, 12pgs.