II Workshop 4D de Manejo do Olfato

Em fevereiro, o Dr. Márcio Nakanishi, também diretor da clínica Otoex e em Rinologia e Base do Crânio e Centro do Olfato do Hospital Santa Luzia, convida médicos otorrinolaringologistas para o 2º workshop 4D de manejo de Olfato. O curso será ministrado online e terá como pilares: Oferecer bases de conhecimento teórico e prático para aplicação do Teste Olfatório Connecticut;Capacitar e atualizar o médico otorrino no manejo dos distúrbios da Olfação;Oferecer treinamento prático para uso do Upsit Test. O investimento para o curso é de 470 reais e cada participante receberá um kit olfatório. As inscrições podem ser feitas pelos…

Continuar lendo

Otite

Toda infecção do ouvido é chamada de otite. A infecção da pele do conduto auditivo externo, também chamada de otite externa, geralmente é causada por bactérias ou fungos. A entrada desses microrganismos na pele do conduto auditivo externo ocorre através de lesões provocadas por objetos (como cotonetes e grampos) ou por atritos (ao coçar ou secar o ouvido) e pelo contato com água contaminada. Quando a otite está ligada a infecções de vias aéreas superiores, é chamada de otite média. Ela é resultado de uma complicação da infecção de via aérea superior. É possível adotar algumas medidas para prevenir as…

Continuar lendo

Amigdalite

A amigdalite é uma inflamação aguda das amígdalas, que ficam na região posterior e lateral da garganta. Essa inflamação pode acometer pessoas de qualquer faixa etária e sua ocorrência é maior no inverno, já que nesta época do ano há uma maior tendência a aglomeração em locais fechados. É possível adotar algumas medidas para prevenir as crises de amigdalite. - Lave as mãos constantemente - Não compartilhe itens de uso pessoal, alimentos ou copos - Evite fumar - Evite permanecer em ambientes climatizados por muito tempo, pois a falta de umidade resseca a mucosa e diminui a resistência das amígdalas…

Continuar lendo

Sinusite

A sinusite é uma inflamação do nariz e dos seios da face que pode afetar até 1 em cada 8 pessoas no mundo. Pode ser dividida em sinusite aguda, que tem menos de 3 meses de duração, ou sinusite crônica, quando persiste por mais do que 3 meses. Na sua forma aguda, a sinusite geralmente está associada a um processo infeccioso por vírus, bactérias ou fungos. Na sua forma crônica, pode estar associada à rinite alérgica ou a processos inflamatórios sistêmicos. É possível adotar algumas medidas para reduzir o número de crises e a gravidade das sinusites: - Manter boa…

Continuar lendo

Covid-19: perdi o olfato e ele não é mais o mesmo, o que fazer?

A olfação tem papel importante na qualidade de vida das pessoas. Ela tem grande participação na sensação de prazer ligada à alimentação e à percepção de aromas que nos são agradáveis e, muitas vezes, nostálgicos. Além disso, o nosso olfato possibilita que evitemos situações potencialmente danosas, como incêndios e a ingestão de alimentos com prazo de validade vencido. As principais causas de perda de olfato são as rinossinusites agudas e crônicas e os traumas. Com o aumento da longevidade da população, aumenta-se também a incidência de doenças neurodegenerativas, muitas delas associadas a perdas de olfato, como na doença de Parkinson…

Continuar lendo

Rinite – Medidas de controle do ambiente.

1- O quarto de dormir deve ser preferentemente bem ventilado e ensolarado. 2- Evitar travesseiro e colchão de paina ou pena. Use os de espuma, fibra ou látex, sempre que possível envoltos em material plástico (vinil) ou em capas impermeáveis aos ácaros. Recomenda-se limpar o estrado da cama duas vezes por mês. 3- Evitar tapetes, carpetes, cortinas e almofadões. Dar preferência a pisos laváveis (cerâmica, vinil e madeira) e cortinas do tipo persiana ou de material que possa ser limpo com pano úmido. 4- Camas e berços não devem ser justapostos à parede. 5- Evitar bichos de pelúcia, estantes de…

Continuar lendo

Dr. Marcio Nakanishi no IV Combined Meeting

Ocorreu nos dias 23 a 25 de maio o "IV Combined Meeting" realizado em São Paulo pela ABORL-CCF. O evento contou com a participação do Presidente da Academia Brasileira de Rinologia, Dr. Marcio Nakanishi, que palestrou sobre: "Atualizações em Rinossinusite Aguda(RSA): Evidências e Experiências" e "Por que as cirurgias dos seios paranasais falham?", e também  ministrou o curso "Hands On em Rinologia - Aquisição de habilidades cirúrgicas/Principais instrumentais e equipamentos em Rinologia" que foi um dos destaques do evento. O curso trabalha principalmente a prática cirúrgica dos seguinte roteiro: - Turbinectomia parcial; - Turbinectomia total; - Etmoidectomia; - Antrostomia maxilar; -…

Continuar lendo

66º Congresso da Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial – SPORL 2019

A Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SPORL) realizou o seu 66.º Congresso em Peniche, entre os dias 3 e 5 de maio de 2019. O Dr. Marcio Nakanishi fez parte do corpo de palestrantes presentes no evento, abordando sobre o tema "Rinossinusite Crônica na Aspirin-Exarcebated Respiratory Disease: Atualizações no diagnóstico e tratamento".    

Continuar lendo

Método Lee Silverman auxilia portadores da doença de Parkinson na reabilitação da fala e deglutição

A Doença de Parkinson é um distúrbio no sistema nervoso central que afeta o controle motor do indivíduo. O quadro clínico é composto, basicamente, por quatro sinais: tremores, lentidão e diminuição dos movimentos voluntários, bem como enrijecimento dos músculos e instabilidade postural. Esses sintomas, por sua vez, ocasionam alterações nos órgãos responsáveis pela articulação da fala e deglutição. O método Lee Silverman (LSVT LOUD) é um tratamento desenvolvido para a reabilitação da fala na Doença de Parkinson com nível de evidência I. Com duração aproximada de um mês, o treinamento intensivo promove melhoras da adução das pregas vocais e do…

Continuar lendo
Nosso novo site está no ar!
O novo site da Nakanishi Otorrinolaringologia está no ar!

Nosso novo site está no ar!

É com muito prazer que anunciamos o lançamento do site da Nakanishi Otorrinolaringologia. Um novo canal de comunicação com nossos clientes e uma forma das pessoas conhecerem melhor nossa clínica.

Continuar lendo
Fechar Menu